quinta-feira, 28 de março de 2013

Marketing Multinível: Um mercado de milhões de dólares


Há um mercado que movimenta bilhões de dólares em todo mundo de forma silenciosa e que cresce de maneira exponencial: o marketing multinível. E quem pretende ganhar dinheiro na internet, ou mesmo fora dela, não pode ignorar essa realidade. Apesar de muitas desconfianças, é um negócio que impulsiona muitos empreendedores e a cada dia tem novos adeptos que estão obtendo rendas consideráveis, além de muitas empresas interessadas em explorar as possibilidades da tendência de vendas diretas, um fenômeno que está contribuindo para a mudança no conceito mercadológico de interação com clientes.


Mas afinal, em que consiste o marketing multinível?

O marketing multinível (MMN) é um modelo de comercialização que foge à regra imposta pela tradição no qual o consumidor se dirige a uma empresa para comprar um determinado produto. Muitas empresas inovadoras perceberam que um grande público tem a tendência de adquirir coisas que são referenciadas por outra pessoa, isto é, a conhecida indicação. Imagine que você compre um aparelho de barbear e teça muitos elogios a ele e à sua marca e elenque vários benefícios. Daí, seu amigo adquire o mesmo aparelho porque você é uma pessoa de muita credibilidade e jamais iria lhe recomendar algo que não fosse bom.

Agora, imagine que esta indicação lhe resultasse em uma comissão paga pela empresa que vende o produto. Agora, imagine mais: além da empresa lhe pagar a cada venda realizada diretamente por você, ela ainda lhe promove bonificações referente às vendas realizadas por todos aqueles que você indicou, bem como os indicados de seus indicados, em vários níveis, formando-se, desta forma, uma rede de pessoas que fazem negócios continuamente e assim ganham dinheiro de acordo com a produtividade do conjunto. De forma resumida, isso é marketing multinível, também chamado de marketing de rede.


Ora, isso não é pirâmide?

Existem duas formas de pirâmide: a legal e a ilegal. Pirâmide legal: tem um aspecto relacionado à hierarquia ou delimitação de função numa cadeia de posições. Uma empresa, por exemplo, tem os seguintes cargos: presidente, vice-presidente, gerente de mercado, gerente regional, gerente, supervisor, analista técnico e auxiliar. Há uma relação piramidal totalmente genuína.

Pirâmide ilegal: é um esquema que se baseia no recrutamento de pessoas que envolve somente dinheiro inexistindo o tráfego comercial de produtos e serviços, estabelecendo-se, assim, uma relação de estrita dependência com quem está acima no nível piramidal. Sempre quem está acima vai ganhar mais do que aquele que está na base e, inclusive, sua permanência no sistema vai estar dependente do topo.


Entendendo os níveis

O termo multinível advém da existência de vários níveis. Quando se entra em um negócio de marketing de rede, ganha-se quando se indica diretamente uma pessoa e quando essa pessoa indica outras que indicam outras, sucessivamente. Entretanto, não há uma relação hierárquica e/ou de dependência, pois alguém que chegou depois pode se desenvolver mais rápido que o próprio indicador, e isso acontece com muita frequência.

E quando se tem muitos níveis na rede, evidentemente, os rendimentos são maiores, pois a empresa entende que tal membro é um grande líder e vai bonificá-lo de acordo com a maior produtividade, o que é justo e legítimo.


Marketing multinível e produtividade

O alicerce do marketing multinível é a produtividade, como deve ser qualquer negócio. O valor de ganho está ligado de forma direta a quanto se produz, então não há outra forma de crescer neste mercado senão produzindo. E este é o principal motivo para se extirpar qualquer aparente similaridade com o esquema em pirâmide, pois não basta apenas convidar, apresentar e cadastrar pessoas em um negócio, mas é preciso desenvolvê-la, crescer juntos e continuamente movimentar produtos e serviços, afinal é daí a origem do dinheiro.

E aqui sim podemos citar uma relativa dependência, uma dependência benéfica, pois quem está na linha ascendente vai sempre orientar a sua rede sanando todas as dúvidas, dando dicas, promovendo treinamentos e a linha descendente irá aprender com os melhores como potencializar sua própria rede, podendo chegar a um momento em que é possível superar, em termos de volume de negócios, a própria pessoa que o convidou para o projeto de multinível.


Marketing multinível e liderança

Perceba que a sua rede de empreendedores no negócio precisa estar em sintonia com os interesses da empresa e, principalmente, motivada para que não haja um esmorecimento, pois a intensidade do trabalho é determinante para que haja um desenvolvimento contínuo.
E é aí que surge o espírito de liderança, inerente a todo empreendedor. Faz-se necessário ser um líder, uma referência para que a linha descendente esteja focada. E isso não significa fazer discursos fervorosos, pois exercer a liderança pode estar em gestos simples como responder os questionamentos de maneira tempestiva, compartilhar artigos relevantes, enviar vídeos motivacionais e auxiliar na criação de estratégias de marketing e webmarketing.

Meu Dinheiro em Casa


Quer ganhar dinheiro fácil, rápido e sem esforço?

Se você respondeu sim, o marketing multinível não é para você. Geralmente, estes são os motes para o recrutamento em esquemas pirâmide, jogar iscas que irão atrair os mais desavisados. Saiba que o marketing multinível é um negócio e como tal precisa de um trabalho constante, muita disciplina e divulgação.
Para se atingir o sucesso, por conseguinte, não há fórmula milagrosa, muito menos na internet. O que há é muita dedicação para apresentar o plano de negócios e ter em mente a necessidade de ter parceiros e clientes na rede, o que vai demandar trabalho.


Marketing multinível no Brasil

Uma das grandes desconfianças no tocante ao multinível, pelo menos no Brasil, está arraigado ao aspecto cultural no qual somos “domesticados” a estudar para trabalhar para os outros e não “com” os outros, o que remete o contingente produtivo às formas tradicionais de trabalho ligados a um formato organizacional em que se tem um patrão, horário fixo e função limitada.
No entanto, essa desconfiança aos poucos está sendo demolida, principalmente com o advento da internet, pois com ela os limites territoriais foram quebrados o que possibilita uma expansão de rede mais rápida e qualificada.


Marketing multinível e o investimento

Uma das primeiras lições aprendidas no momento em que se decide ingressar em um negócio na internet, seja na criação de um blog, no desenvolvimento de um projeto multinível ou em uma loja de e-commerce, é que não há possibilidade de sucesso sem investimento.
Ainda sim, muitos viram o rosto quando se fala em tirar a mão do bolso e investir em um projeto. Ora, quem não pretende investir não deve se atrever a ser um empreendedor, é preferível manter-se no modelo de trabalho tradicional.  O marketing multinível vai exigir um certo investimento que vai depender da empresa e do plano de negócios desenvolvido.


Conclusão

Estamos diante de algo gigantesco, que nos Estados Unidos já existe há muito tempo e que aqui está em uma interessante fase de maturação. Não tenho dúvidas que o Brasil, com a economia fortalecida, será uma grande liderança no setor. Então, não ignore um mercado bilionário como este, seja um grande empreendedor e construa sua rede.
Sucesso juntos!

Fonte: www.meudinheiroemcasa.com.br

0 comentários:

Postar um comentário